Portuguese Chinese (Simplified) English French German Italian Japanese Russian Spanish
COMUNICADO - "O Senado publicou no Diário Oficial da União desta quarta-feira aprovação de acordo bilateral assinado em 2007 entre o Brasil e os Estados Unidos para troca de informações tributárias, que tem como objetivo combater casos de lavagem de dinheiro e evasão fiscal." (Fonte: Reuters) MUNDO - Desemprego aumentando... "Suspensão de projeto de US$ 5,8 bi da Vale ameaça 6.800 empregos na Argentina." (Fonte: Infomoney) AMÉRICA DO NORTE - Saindo da crise? "O Departamento do Comércio informou nesta quarta-feira que as vendas no varejo cresceram 1,1 por cento, o maior aumento desde setembro, depois de um ganho revisado de 0,2 por cento em janeiro." (Fonte: Reuters) Os estoques aumentaram 10% porque os produtos estão encalhando? O que é PÉSSIMO, ou porque os empresários estão vendo que a demanda vai aumentar? Seria ótimo... "O Departamento de Comércio informou nesta quarta-feira (13) que os estoques aumentaram 10 por cento, o maior…
PETROBRÁS - Muito boa notícia para a empresa e seus sócios, mas NÃO o suficiente para que eu recomende a compra dos papeis... "A Petrobras reajustará o preço do óleo diesel nas refinarias em 5 por cento a partir de quarta-feira, buscando alinhamento aos valores praticados no mercado internacional e reduzir os prejuízos verificados em sua divisão de Abastecimento." (Fonte: Reuters) HRT - NÃO invista para o médio e longo prazos em uma empresa pré operacional... "A HRT teve prejuízo líquido de 140 milhões de reais e Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização, em inglês) negativo de 158,8 milhões no quarto trimestre, informou na noite de segunda-feira a companhia." (Fonte: Reuters) O Euro está próximo de uma ruptura. Se eu fosse a França já estaria negociando a minha saída da zona do Euro antes que eu (frança) virasse uma Espanha... "França, Espanha e Itália arrastaram a zona…
EUROPA - Só para lembrar que a Europa anda de mau a pior... "O PMI preliminar de serviços caiu em fevereiro para 47,3 ante 48,6 em janeiro, chegando a um ano abaixo da marca de 50 que separa crescimento de contração e contrariando as expectativas de uma alta para 49,0 de mais de 30 analistas consultados pela Reuters. Por sua vez, o PMI preliminar de indústria teve pouca alteração em fevereiro, indo a 47,8 ante 47,9 em janeiro, o que também afeta o otimismo de que a situação do setor melhoraria. O PMI composto, que combina ambas as pesquisas, caiu para 47,3 em fevereiro ante 48,6 no mês anterior." (Fonte: Reuters) ÁSIA - Voltando a piorar... "O Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) preliminar da China, medido pelo HSBC, recuou para 50,4 em fevereiro em comparação com a leitura final de 52,3 em janeiro." (Fonte: Exame)…
RISCO - Já avisamos outras vezes e volto a avisar... "A bomba está armada para o dia 1º de janeiro de 2013, quando nos Estados Unidos deve se iniciar o "abismo fiscal" - cortes automáticos de gastos do governo junto com o aumento de impostos. A expectativa dos economistas é que isso jogue a economia norte-americana e mundial em recessão - o que certamente pode jogar a bolsa de lá e daqui para baixo. A expectativa de que o abismo seja evitado garante que os preços das ações continuem artificialmente altos, mas a possibilidade de passar por ele, porém, faz com que a economia norte-americana fique "emperrada", dado o nível de incertezas. "Ironicamente, o medo do abismo fiscal pode ser tão danoso para o crescimento quanto própria política fiscal", alerta Andrew Garthwaite, estrategista de ações do Credit Suisse." (Fonte: Infomoney) LEITURA - Um bom artigo escrito por Antonio Delfim Netto…
Escrito por  Marco Antonio Oliveira Neves O transporte tem como finalidade primária equalizar o diferencial espacial e econômico entre a disponibilidade de bens e serviços e a sua demanda, ou seja, tem como missão principal aproximar mercados. Sem um transporte adequado, empresas e nações perdem competitividade, comprometendo a viabilidade econômico-financeira de seus produtos e serviços.  Embora o Brasil apresente dimensões continentais que justificassem a utilização do modal ferroviário e aquaviário em larga escala principalmente nas médias e longas distâncias, somos um país com predomínio de transporte rodoviário de cargas, muito em função da priorização dos investimentos realizados pelo setor público nas últimas décadas, mas também por outros fatores como a falta de regulamentação do setor, excesso de transportadores no mercado e pela incapacidade dos outros modais de realizar um bom atendimento aos Clientes.  Por que falar então em enfraquecimento do TRC se o modal rodoviário responde por aproximadamente 65% do total…