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A Santos Brasil recebeu nesta quarta-feira (19), no Tecon Santos, dois novos portêineres (guindastes sobre trilhos para operação de navios de contêiner) de última geração, da fabricante ZPMC. Os equipamentos têm 50 metros de altura, comprimento de lança de 70 metros (15 metros a mais do que os que já operam no terminal) e capacidade para movimentar simultaneamente dois contêineres de 20 pés, num total de até 100 toneladas de carga.   Os equipamentos recém-chegados são os dois primeiros novos guindastes de cais de um total de oito que serão adquiridos pela Companhia e integram o projeto de modernização e ampliação do Tecon Santos, que prepara o terminal para atender de maneira eficiente a demanda prevista para o Porto, a partir da chegada dos navios do tipo New Panamax (com 366 metros de comprimento e capacidade de transportar até 12.500 TEUs).   Com uma dimensão e tecnologia que permitem alcançar…
O Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica, Ambiental e Jurídica (EVTEAJ) do projeto da Ferroeste, ligando Paranaguá a Maracaju, no Mato Grosso do Sul deve ter início em abril. A empresa que fará o estudo terá doze meses para a elaboração, que contemplará 1.370 quilômetros, sendo mais de mil de Cascavel até Maracaju. A informação foi repassada pelo secretário de Estado de Produção, Jaime Verruck.   O estudo foi contratado em 2019. Os investimentos somente do Governo do Paraná somam R$ 6 milhões, como parte do contrato de financiamento do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).   O próximo passo seria a concretização da ligação Paranaguá-Maracaju, com integração do trecho intermodal Foz do Iguaçu-Cascavel. A programação contempla linhas Cascavel-Guarapuava-Litoral, cobrindo uma região estratégica para o País e o continente. A ligação teria 1.000 quilômetros. A ideia é que 50 milhões de toneladas de cargas,…
A Santos Port Authority (SPA) apresentou à imprensa, nesta segunda-feira, dia 17, o novo zoneamento do Porto de Santos. Também conhecido como PDZ, o plano é um instrumento de planejamento sustentável para o desenvolvimento racional das atividades e da ocupação das áreas portuárias no longo prazo. O PDZ define a ocupação das áreas considerando um aumento de aproximadamente 60% na movimentação de cargas para 214,9 milhões de toneladas até 2040, com crescimento de dois dígitos de capacidade para todas as cadeias. As principais diretrizes do PDZ são a eficiência operacional e a integração porto-cidade. No que se refere à eficiência operacional, prevê a consolidação de áreas para a clusterização de cargas, dedicação de berços aos terminais contíguos e o aumento da participação do modal ferroviário nas operações. No aspecto de integração com a cidade, o plano abrange soluções para interferências de acessos, destinação do cais do Valongo à movimentação de…
O terminal portuário público de Porto Murtinho (MS) começou a operar nesta segunda-feira (17) com embarque previsto de 300 mil toneladas. A capacidade total é de 500 mil toneladas por ano. A partir desta semana já deve aumentar o fluxo de caminhões chegando ao porto para descarregar produtos nas barcaças. O diferencial neste ano, segundo o secretário de Estado de Produção, Jaime Verruck, é o estacionamento para ao caminhões que levam as cargas até o porto.O estacionamento da distribuidora Mecari teve investimentos de R$ 16 milhões, e funciona numa área de 35 hectares com a capacidade inicial para 400 rodotrens.   “O local dá apoio caminhão, ao invés de ficar na rodovia ele entra no estacionamento para fazer o embarque, frisou o secretário destacando que espera que agora no início de março, o Governo inicie a obra do Macroanel de Murtinho. “Por enquanto os caminhões vão ter que entrar pela…
O Porto do Rio de Janeiro movimentou um total de 7,42 milhões de toneladas de cargas em 2019, o que corresponde a um crescimento de 3,4% em relação a 2018. As maiores altas foram registradas na movimentação de contêineres e de granéis sólidos, que aumentaram 4,7% e 22,3% (em tonelada), respectivamente. Os dois tipos de carga somam juntos cerca de 87% da movimentação total do porto. Os dados foram divulgados pela Gerência de Planejamento de Negócios da Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ).   O balanço aponta ainda que, em TEU, o Porto do Rio de Janeiro movimentou 370.257 TEUs, o que corresponde a um crescimento de 6,5%, mantendo como característica principal a importação e exportação de contêiner cheio (navegação de longo curso).   Um dos destaques positivos foi do Terminal ICTSI Rio, que movimentou 1,76 milhões de toneladas de carga conteinerizada em 2019, número 13,8% superior ao registrado…
O diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Mário Povia, disse nesta quinta-feira (13), que as discussões sobre o serviço de segregação e entrega de contêineres (SSE), também chamado de THC-2, têm como pano de fundo a briga por armazenagem. O SSE consiste no preço cobrado, na importação, pelo serviço de movimentação das cargas entre a pilha no pátio e o portão do terminal portuário, segundo definido na resolução 34/2019 da agência.   “A grande questão do THC-2/SSE hoje é a briga por armazenagem. Os terminais chegaram num nível de eficiência que existe capacidade ociosa, inclusive nos pátios na área primária. Ferramentas desenvolvidas de desembaraço mais rápido e na exportação com eficiência no despacho das cargas permitem oferecer capacidade maior do que era gargalo no passado”, comentou Povia durante coletiva de imprensa na sede da Antaq.   Segundo Povia, a capacidade ociosa que muitos terminais de contêineres têm permite…
O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quarta-feira (12), por unanimidade, que exportações feitas de forma indireta, por meio das chamadas "tranding companies", não devem pagar contribuições sociais.   As exportações indiretas ocorrem quando o produtor, por não ter a estrutura logística necessária, comercializa produtos com outros países via "trading companies", empresas intermediárias. Já as diretas são feitas pelo próprio produtor diretamente ao exterior.   Pela Constituição, as exportações brasileiras estão isentas do pagamento de contribuições sociais, mas instruções da Receita Federal instituíram diferenciação entre exportações diretas e indiretas.   A Associação do Comércio Exterior do Brasil (AEB), autora da ação no STF, afirmou que as restrições violam a isonomia tributária, livre concorrência e capacidade contributiva. Os ministros entenderam que a imunidade tributária garante igualdade entre os exportadores grandes e pequenos. Com a decisão, a arrecadação do governo deve diminuir, mas não há previsão do impacto.   "São pequenos produtores…
A Localfrio, uma das maiores companhias de logística do mercado brasileiro, com 66 anos de história, está colocando em marcha um ambicioso plano de reestruturação de suas operações. A companhia trocou o management, trouxe o executivo Thomas Rittscher, ex-diretor executivo da Wilson Sons Logística, para comandar os negócios, e acaba de fechar a captação de R$ 100 milhões por meio de emissão de Certificado de Recebíveis Imobiliários (CRI), para alongar dívidas de curto prazo e iniciar um novo ciclo de investimentos.   Originalmente focada no segmento de armazéns frigorificados e terminais alfandegados, a Localfrio planeja ampliar suas atividades e passa atuar como um operador logístico completo, com soluções integradas para grandes e médias empresas. “Nesta nova fase, estamos focados na identificação de oportunidades e geração de valor para clientes com operações nas cadeias logísticas de comércio exterior e supply chain” diz o executivo.   O CRI emitido em operação coordenada…
Os portos de Paranaguá e Antonina movimentaram 3,44 milhões de toneladas de carga nos primeiros 31 dias do ano. Janeiro foi um mês de alta nos volumes de carga geral e granéis líquidos, tanto importação quanto exportação. Os terminais paranaenses apostam na multimodalidade e tiveram destaque no embarque de açúcar em saca, contêineres, óleo vegetal e derivados de petróleo.   De acordo com os dados divulgados nesta segunda-feira (10), pela empresa pública Portos do Paraná, mais de 55% da movimentação (1,9 milhão de toneladas) ainda é de granéis sólidos. No entanto, os maiores crescimentos são em embarques e desembarques de granéis líquidos (25% na comparação com o mesmo mês do ano anterior) e de carga geral (aumento de 19% no período).   “Temos capacidade e estrutura para atender diferentes tipos de carga, com eficiência e agilidade. Isso é essencial porque garante que o porto mantenha a atividade, os empregos e…
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