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Nos últimos dois anos, a proposta de fazer uma ligação rodoviária entre os municípios de Santos e Guarujá, no litoral paulista, ficou travada numa polêmica sobre qual seria o melhor trajeto: uma ponte ou um túnel submerso. Na semana passada, a proposta do túnel avançou. Autoridade portuária de Santos abriu chamamento público para receber estudos sobre o traçado do túnel. O processo pode durar até quatro meses. Entre os defensores dessa opção, agora há uma discussão sobre qual seria o melhor modelo para viabilizar o projeto. O movimento “Vou de Túnel”, encabeçado por um pool de engenheiros navais, empresas e associações, defende a adoção de uma PPP, parceria público privada. Para o grupo, a obra poderia ser iniciada ainda em 2021 se fosse entregue à iniciativa privada. A autoridade portuária, porém, trabalha com a perspectiva de incluir o túnel dentro do processo de privatização do porto, o que daria preferência…
A TVV – Terminal de Vila Velha, subsidiária da Log-In, assinou com a Codesa nesta quinta-feira (15) contrato de transição da área nº 5 do Porto de Vitória. O contrato seguiu o rito do Edital de Processo Seletivo Simplificado n.º 01/2020, após a publicação da resolução autorizativa da Antaq. O projeto compreende a exploração transitória de uma área de 54.086 m² pelo prazo de 180 dias, onde a companhia movimentará veículos. Fonte: Portos e Navios
A Jadlog informa que obteve em 2020 o melhor resultado em seus 15 anos de mercado ao crescer em movimentações de encomendas mais de 100% em relação a 2019, e ultrapassar a marca de R$ 1 bilhão de faturamento. O resultado, ressalta a companhia, é fruto da prestação de serviços – coletas e entregas das encomendas – adquiridas via e-commerce. O desempenho também rendeu à empresa o Business Award 2020, a premiação máxima concedida pelo DPDgroup às suas filiais espalhadas pelo mundo. Esta é a primeira vez que uma unidade de negócios fora da Europa é agraciada com o prêmio. “Foi um ano realmente desafiador, que exigiu muito de todos, mas que, ao final, nos trouxe nosso melhor resultado, e ainda um prêmio muito representativo concedido pelo DPDgroup. É algo que reforça ainda mais a união da empresa com nossos colaboradores e toda a rede franqueada, especialmente neste momento de…
O Tribunal Superior do Trabalho (TST) abriu um importante precedente para as empresas que querem contratar trabalhadores avulsos por meio de sindicatos, e não pelo Órgão Gestor de Mão de Obra (Ogmo), entidade criada para esse fim há quase 30 anos. A decisão tomada recentemente é importante por sinalizar a posição dos ministros em um julgamento pendente que terá abrangência nacional. Na prática, o TST vai decidir o destino de acordos coletivos firmados por terminais e sindicatos há pelo menos quatro anos em portos como o de Santos (SP), Espírito Santo, Manaus e Pará. Esses acordos, feitos com base na Lei dos Portos (nº 12.815, de 2013), têm sido derrubados por tribunais regionais do trabalho. Pela norma, a intervenção do órgão poderia ser dispensada por meio de previsão em norma coletiva expressa. Os desembargadores entendem, porém, que é função exclusiva do Ogmo o fornecimento de trabalhares avulsos, que não possuem…
Tequimar, do grupo Ultra, venceu a disputa e ficou com a IQI-13, área mais disputada no porto maranhense. CMPC Celulose Riograndense ofereceu única proposta e levou a área para movimentação de madeira em Pelotas. Governo arrecadou um total da ordem de R$ 220 milhões em outorgas com esses cinco projetos, que somam mais de R$ 600 milhões em investimentos previstos. A Santos Brasil Participações arrematou três das quatro áreas no Porto de Itaqui (MA) licitadas no leilão realizado, nesta sexta-feira (9), na sede da B3, em São Paulo. A empresa venceu as disputas pelos arrendamentos IQI-03, IQI-11 e IQI-12 neste certame. A área IQI-13, mais disputada dos quatro arrendamentos, ficou com a Terminal Químico de Aratu (Tequimar), do grupo Ultra. Já a área PEL-01, em Pelotas (RS) foi arrematada pela CMPC Celulose Riograndense, com R$ 10 mil de outorga. A empresa fez a única proposta pela área no Porto de…
A Santos Brasil automatizou totalmente os gates de entrada de caminhões no Tecon Santos (SP). A automatização vem sendo feita em etapas desde 2013, e agora, está completa. Com o novo sistema, o trâmite, de acordo com a empresa, ficou mais simples e ágil. Isso porque, são duas etapas, todas automatizadas, separando, logo na primeira cancela, caminhões sem carga dos carregados cujas vistorias, normalmente, levam mais tempo e que precisam passar por um número maior de cancelas para verificação de documentação e pesagem. Agora, tanto entrada quanto saída de caminhões do terminal tem acessos automatizados. O novo sistema permite controle e gerenciamento de motoristas e cargas evitando filas para cadastros, pois unifica as etapas de vistoria da carga e do veículo. Antes, o motorista se apresentava para que a vistoria no contêiner fosse realizada e, em seguida, fazia uma segunda parada para identificar seu caminhão. Com o novo processo, uma…
O governo de São Paulo lançou a proposta de construir um novo corredor entre São Paulo e o Porto de Santos. O projeto, que ganhou o nome de “Linha Verde”, ainda é embrionário: não tem traçado definido nem avaliação de impacto ambiental ou econômico. Trata-se do pontapé inicial para uma possível nova rota logística no Estado, destinada a escoar carga e aliviar o sistema Anchieta-Imigrantes. “O projeto surgiu devido a uma limitação sensível no transporte de contêineres ao porto de Santos. A estrutura para o escoamento de granéis tem se desenvolvido com os investimentos nas ferrovias. Mas a carga de contêineres chega principalmente pela via rodoviária, em uma pista da via Anchieta. É um gargalo importante”, afirma o secretário paulista de Logística e Transportes, João Octaviano Machado Neto. Na última semana, o governo abriu um chamamento público para receber projetos da iniciativa privada para o novo empreendimento. Não foi definido…
Empreendimento é determinante para a mobilidade urbana na região e maior aproveitamento do canal de navegação do Porto de Santos A Santos Port Authority (SPA) lançou nesta terça-feira (6) edital de chamamento público para doação de projetos visando à implantação e gestão do túnel submerso ligando Santos e Guarujá. As autorizações emitidas pela SPA devem ser publicadas no site do Porto de Santos (www.portodesantos.com.br) no prazo de até 15 dias após o recebimento dos requerimentos. Uma vez autorizados, os participantes terão 120 dias para apresentar suas concepções à Autoridade Portuária. Os estudos devem levar em conta as necessidades de mobilidade urbana entre os dois municípios para atender pedestres, ciclistas, automóveis e transporte público (ônibus intermunicipal e VLT, por exemplo). O diretor-presidente da SPA, Fernando Biral, considera a obra emblemática, tendo em vista sua importância para a mobilidade urbana e para o Porto de Santos. “É um empreendimento de mobilidade urbana…
A China State Shipbuilding Corporation (CSSC) afirma ter obtido seu maior pedido de porta-contêineres, avaliado em mais de US$ 1,5 bilhão. A CSSC não revelou o comprador, mas relatórios indicam que o pedido foi feito pela empresa suíça MSC Mediterranean Shipping Company, a segunda maior empresa de transporte marítimo do mundo. A CSSC disse que o pedido abrange 13 navios de contêineres com capacidade para 16 mil TEUs cada. Sete serão construídos pelo Dalian Shipbuilding Industry Group e seis pela Guangzhou Shipbuilding International Co., ambas subsidiárias da CSSC. Cada navio medirá 366 metros de comprimento e 51 metros de largura e será equipado com um motor principal WinGD equipado com um purificador que está supostamente pronto para GNL. A CSSC saudou o pedido como o maior de nova construção de um porta-contêineres em sua história e o resultado da fusão bem-sucedida da China State Shipbuilding Corporation (CSSC) e da China…
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