Portuguese Chinese (Simplified) English French German Italian Japanese Russian Spanish
O governo do Espírito Santo (ES) ajuizou uma ação para barrar o processo de renovação antecipada da concessão da Ferrovia Vitória-Minas para a Vale. O objetivo é garantir que os investimentos realizados pela mineradora como contrapartida sejam realizados no estado e não no Centro-Oeste. Pela proposta que vem sendo negociada pelo governo federal, detentor da concessão da ferrovia, com a companhia, serão investidos R$ 4 bilhões na construção de uma nova ferrovia - majoritariamente no território do Mato Grosso - para atender o agronegócio. No ínicio de julho, o governo chamou a imprensa para anunciar que a Vale foi escolhida para construir um trecho de 383 km da ferrovia entre os municípios de Campinorte, em Goiás e Água Boa, em Mato Grosso. A nova malha teria a missão de apoiar o escoamento de grãos do Estado, ligando-se ao traçado da Ferrovia Norte-Sul. Setor ferroviário Em troca da obra, a Vale…
O calado operacional do Porto de Santos foi ampliado em 30 centímetros e chegou a 13,5 metros em boa parte do canal de navegação. A nova regra passou a valer no trecho que vai da entrada da Barra de Santos até a região da Alemoa. Com isso, as embarcações poderão transportar uma quantidade maior de cargas, ampliando as operações no complexo portuário santista. O calado é a altura da parte do casco do navio que fica submersa (medida entre a quilha e a linha d´água). Essa medida é um limite que garante a segurança da navegação, para impedir que o navio afunde demais e acabe encalhando. A Tribuna apurou que a decisão de ampliar o calado do Porto de Santos foi tomada no final do mês passado. O aumento de 30 centímetros foi garantido à Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) cerca de um mês após o consórcio…
A empresa criou um programa de aceleração e levará empreendedores ao Vale do Silício Uma das cinco maiores operadora de logística do país, com receita líquida de R$ 1,08 bilhão em 2017, a Tegma criou no ano passado uma unidade para acelerar startups: a TegUp. Os primeiros resultados começam a aparecer. A TegUp atraiu 64 startups no ano passado para um processo seletivo, que resultou em 12 companhias participando de um dia de apresentações e mentoria com executivos da Tegma e de empresas parceiras. Por fim, quatro foram escolhidas para parcerias em diferentes níveis. Uma delas recebeu aporte de dinheiro. “Queremos provocar uma transformação na área logística do Brasil com um projeto ambicioso”, afirmou Pedro Neves, diretor de Inovação, Tecnologia e Processos da Tegma e líder da TegUp, em entrevista a Época NEGÓCIOS Online. Fonte: Época Negócios
O Terminal Multicargas do Porto do Açu (T-MULT), em São João da Barra, recebeu, pela primeira vez, um navio carregado de pás eólicas para geração de energia. A embarcação BBC Gdansk, vinda do Porto de Cabedelo, na Paraíba, atracou no terminal, no último final de semana, quando foram descarregadas as três pás eólicas de origem dinamarquesa, de 40 metros de cumprimento e 9 toneladas cada. O material será transportado através de carretas especiais para o Parque Eólico de Gargaú, em São Francisco de Itabapoana, também no Norte Fluminense. O diretor de Operações da Porto do Açu, Ideraldo Goulart, destacou a eficiência do terminal: “Esta operação inédita no T-MULT consolida o Porto do Açu como uma plataforma de desenvolvimento de soluções para os problemas de infraestrutura logística e de operação portuária no país, dado a sua localização estratégica, grande retroárea e capacidade técnica de toda a equipe”, disse. Para o especialista…
A norma vem regular uma série de operações que já vinham acontecendo na prática do transporte de cargas pelos rios brasileiros à margem da legislação. A norma se aplica ao transporte de cargas na navegação interior interestadual e internacional. Fotos: CCS/ARI/Antaq. A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Transportes Aquaviários – Antaq aprovou, em sua última reunião, a Resolução Normativa nº 24, que estabelece critérios para celebração de acordos operacionais por Empresas Brasileiras de Navegação (EBN) autorizadas a operar na prestação de serviço de transporte de carga na navegação Interior de percurso longitudinal interestadual e internacional. A Resolução foi publicada na edição do Diário Oficial da União do dia 06 de julho último. A norma prevê a realização de acordos operacionais entre EBNs, e excepcionalmente entre EBN e empresa estrangeira de navegação no caso do transporte internacional, baseados no princípio da equivalência da capacidade de transporte, nas modalidades de cessão…
O Brasil, maior exportador mundial de soja, poderá ter de importar a oleaginosa dos Estados Unidos neste ano para atender à demanda de processadores locais, disse um executivo da Anec (Associação Nacional dos Exportadores) nesta quinta-feira (5). Se a demanda da China por soja brasileira aumentar diante da guerra comercial com os Estados Unidos, os processadores locais poderão ter de recorrer à importação de 500 mil a 1 milhão de toneladas dos Estados Unidos, disse Luis Barbieri em um evento em São Paulo. A China anunciou tarifas de 25% a uma série de produtos dos EUA, que devem entrar em vigor a partir desta sexta-feira (6). "Esse é um dos momentos mais incertos na história recente do comércio de grãos", disse Barbieri, referindo-se à disputa comercial. O Brasil, que também é um dos maiores produtores de soja do mundo, deverá exportar um recorde de 73,5 milhões de toneladas neste ano,…
A decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) que afastou, em caráter liminar, as restrições contidas na resolução normativa 1/2015 produziu efeitos positivos ao mercado, na visão de alguns agentes. A Associação dos Usuários dos Portos do Rio de Janeiro (Usuport-RJ) acredita que a cautelar, concedida no final de fevereiro, gerou mais concorrência e permitiu que outras empresas, sobretudo as de menor porte, conseguissem crescer atuando em novos mercados. Para a entidade, a entrada de novas empresas permite outras possibilidades de logística com cabotagem e favorece o desenvolvimento do setor. A associação diz que, historicamente, as grandes empresas selecionam as cargas que preferem transportar por cabotagem e passam a dimensionar o tamanho do mercado. O entendimento é que, quando as empresas aumentam o faturamento, ampliam possibilidade de obterem créditos para construírem embarcações. Os usuários do Rio alegam que, para o grupo de grandes empresas, é interessante manter o mercado…
O Grupo Porto Seco Centro Oeste, controlador do empreendimento de mesmo nome localizado no Distrito Agroindustrial da cidade de Anápolis (GO), é o novo operador logístico do Terminal de Cargas (Teca) do Aeroporto Internacional de Belém. A transição da gestão do terminal faz parte do novo modelo comercial da Infraero, que inclui a expansão do portfólio de serviços e de produtos de logística integrada e a ampliação da parceria com a iniciativa privada, como já aconteceu nos aeroportos de Goiânia, Curitiba, Vitória, São José dos Campos (SP) e Recife. “Chegamos a Belém para trazer nossa experiência de 20 anos à frente do Porto Seco de Anápolis, para somar conhecimentos, realizar grandes e potenciais negócios na região e para fazer do terminal de Belém um dos maiores terminais do modal aéreo do Norte do Brasil”, comenta o diretor de Operações do Grupo Porto Seco Centro Oeste, Everaldo Fiatkoski Jr. De acordo…
A greve dos caminhoneiros já acabou há um mês, mas em alguns lugares, os agricultores ainda sentem os efeitos da paralização. Não foi divulgada uma nova tabela de fretes e por isso, no Paraná, os armazéns estão lotados de soja, à espera de transporte. Uma nova audiência para definir a tabela de fretes foi marcada para o dia 27 de agosto. No armazém de uma cooperativa, em Cascavel, no oeste do Paraná, a soja e o milho, viraram uma montanha de problemas. Apenas metade da frota de 40 caminhões está circulando. Mais de 100 mil toneladas de soja estão à espera de transporte: “O prejuízo está sendo grande para as empresas armazenadoras, para as empresas que compraram os produtos, para os portos que estão com navios esperando as cargas, e nos portos também há navios para descarregar os fertilizantes para trazer para o interior, já que já se aproxima a…
Pagina 1 de 211