Portuguese Chinese (Simplified) English French German Italian Japanese Russian Spanish
Maior porto da América Latina, ícone da ingerência política em órgãos públicos e foco histórico de casos de corrupção, o Porto de Santos, administrado pela estatal federal Codesp, deve passar por amplo processo de modernização. Se depender apenas da vontade do novo presidente da estatal, Casemiro Tércio Carvalho, há menos de um mês no cargo, políticos não poderão mais nomear funcionários, o quadro de empregados e de terceirizados será reduzido à metade, contratos serão renegociados e algumas áreas serão arrendadas ao setor privado. Ex-presidente da Docas de São Sebastião e da Hidrovia Tietê-Paraná e ex-sócio da Garin Investimentos, Tércio conta que aceitou o comando da Codesp desde que houvesse "porteira fechada", com autonomia para indicar a diretoria e implementar um plano de modernização baseado em três eixos: corte de custos e enxugamento de pessoal, revisão de contratos e realização de novas concessões. A companhia tem 1,3 mil funcionários diretos e…
A Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), gestora do Porto do Itaqui, obteve sucesso na manutenção da certificação na ISO 9001:2015, a mais atual versão da norma para a gestão da qualidade. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (9), no encerramento da auditoria de manutenção, realizada um ano após primeira certificação. “A certificação pela ISO 9001:2015 fortalece o nosso compromisso de melhorar a cada ano e ao mesmo tempo aumenta a responsabilidade de nos consolidarmos como referência em gestão portuária no país e como vetor de desenvolvimento para o Maranhão”, afirmou o presidente da EMAP, Ted Lago, ao final do encontro que validou a recomendação. Ao anunciar a recomendação, o auditor Walmir Pedrosa Amorim destacou a competência da equipe e o planejamento dos processos. “Estou saindo daqui muito sensibilizado pelo trabalho desenvolvido. A Emap, sendo uma empresa pública, está dando exemplo com uma gestão transparente que utiliza ferramentas que o…
Operadores de terminais portuários acreditam que o governo dará soluções distintas a fim de melhorar a gestão das companhias docas. A Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP) vai discutir o tema na próxima terça-feira (19), durante painel da Intermodal South America, em São Paulo. A associação espera que o poder central opte por passar algumas funções críticas das autoridades portuárias para a gestão privada, seja por concessão, seja por privatização — o que poderia ocorrer de forma total ou parcial. Na avaliação da ABTP, também é possível que, em alguns casos, a delegação para estados e municípios seja o caminho mais adequado a ser adotado. "Não existe uma solução única para todo tipo de docas porque cada uma tem sua complexidade. Mas o governo está com um bom cardápio bom na mão e avaliando", disse o diretor-presidente da ABTP, Jesualdo Silva, em entrevista exclusiva para Portos e Navios. Ele considera…
O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) abriu nesta segunda (11) licitação para contratar a modelagem da privatização da Codesa (Companhia Docas do Espírito Santo), que administra portos no litoral capixaba. É o primeiro processo de privatização de empresa federal administradora de portos a ser incluído no PPI (Programa de Parcerias e Investimentos) do governo federal. O BNDES vai contratar a elaboração do modelo de venda. Em edital divulgado nesta segunda, o banco está contratando os serviços de avaliação da empresa, além de estudos de mercado e proposta do modelo institucional de concessão ou venda de ações. A Codesa administra os portos de Vitória, Vila Velha e Barra do Riacho (no município de Aracruz, ao norte de Vitória), além de instalações portuárias no terminal da Praia Mole, também na capital capixaba. A licitação será realizada no dia 2 de abril. Em nota, o BNDES diz que o objetivo…
A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) confirmou na manhã desta segunda-feira (11) que dará início hoje à fiscalização no Porto de Natal. A primeira fase do processo é burocrática e visa apurar a denúncia feita pela empresa francesa CMA CGM, única operadora do Porto de Natal, acusando falta de segurança no local. A Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern) foi autuada pela agência reguladora para apresentar a defesa das acusações feitas. Prazo para conclusão de fiscalização extraordinária no Porto de Natal termina no dia 25 de abril A segunda fase da fiscalização é presencial e deve iniciar em abril. Dois técnicos da Unidade Regional de Fortaleza foram designados para realizar a inspeção. A ordem de fiscalização foi dada pelo chefe da Unidade, Roni Perez de Mello, no dia 26 de fevereiro e o procedimento foi confirmado nesta segunda-feira pela assessoria de comunicação do órgão. A assessoria de…
A companhia Rumo anunciou um lucro líquido de R$ 137.17 milhões no 4º trimestre de 2018, resultado bem superior ao prejuízo líquido de R$ 57.35 milhões apurado no mesmo período do ano anterior. Já a receita líquida da companhia aumentou 3,42% de um ano para o outro, passando de R$ 1.59 bilhão no 4º trimestre de 2017 para R$ 1.65 bilhão no 4º trimestre de 2018. Os ativos totais da empresa Rumo (BOV:RAIL3) totalizaram R$ 27.13 bilhões em 31 de dezembro de 2018, soma 3,45% maior que o saldo de R$ 26.23 bilhões registrado no encerramento de 2017. Por sua vez, o patrimônio líquido da companhia apresentou aumento de 3,43%, ao compararmos todos os valores contábeis que os seus sócios possuíam no último dia de 2018 (R$ 8.29 bilhões) com o último dia de 2017 (R$ 8.02 bilhões). Todos os resultados apresentados nesta página resultam da consolidação das demonstrações financeiras…
Trabalhadores portuários de diversas partes do país e até do mundo vêm à cidade em busca de qualificação profissional. Isto vale para quem quer entrar no mercado de trabalho ou apenas se reciclar. Seja qual for a opção, o Porto de Santos é a melhor vitrine de oportunidades. É o que pensa o técnico em manutenção elétrica Jhonattan da Silva Barbosa, de Manaus (AM). O plano dele é ingressar no mercado de trabalho portuário, sobretudo na região Norte, onde a atividade está em expansão com a implantação de terminais privados. “A área está crescendo. Tenho um amigo portuário que está muito feliz e me deu total apoio. Ele já fez esse caminho. Pesquisei várias instituições para os cursos. Gostei da plataforma e acho que posso conquistar um espaço e entrar no mercado”, afirmou Barbosa, que veio a Santos para estudar no Grupo Incatep. Com o mesmo plano, o carioca Thiago…
A nova gestão da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) pretende utilizar o Cais do Valongo para a operação portuária, descartando projetos de revitalização da área histórica. Quase um ano após a assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que previa a recuperação dos armazéns 1 ao 4 e a demolição dos galpões 5 ao 8, não há registros do documento na sede da Autoridade Portuária. A assinatura do TAC aconteceu em abril do ano passado, em solenidade que contou com a participação do ex-presidente da Codesp José Alex Oliva, preso pela Polícia Federal na Operação Tritão, e do promotor de Justiça de Urbanismo e Meio Ambiente do Ministério Público do Estado (MPE) em Santos, Daury de Paula Júnior. O documento previa um prazo de 120 dias para o início dos trabalhos de demolição e restauração. A ideia era implantar no local um complexo de lazer e…
A Maersk, maior armador do mundo de contêineres, reviu para baixo o crescimento do transporte marítimo do Brasil com o resto do mundo para este ano. A companhia dinamarquesa, que lidera os tráfegos envolvendo o Brasil desde que adquiriu a alemã Hamburg Süd, estima agora que o negócio cresça 2% neste ano ante projeção de 5% feita em novembro. "Estamos cautelosos em relação a 2019, muita coisa precisa acontecer no Brasil antes que a economia comece a se recuperar. As reformas propostas e o crescimento do emprego precisariam ser implementados antes que o consumo e as importações comecem a crescer novamente nos fundamentos reais", diz Antonio Dominguez, diretor-geral da Maersk para a Costa Leste da América do Sul, em relatório divulgado pela empresa ontem. O ano começou mais lento do que o esperado no transporte marítimo de longo curso no Brasil nas importações. A aposta da Maersk é que o…
Pagina 1 de 221