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A empresa pública Portos do Paraná está concluindo estudo técnico para aumentar a capacidade e a competitividade dos terminais de Paranaguá e Antonina. O projeto, que deve ser validado ainda neste mês de maio, avalia ações de melhorias no canal de acesso – trecho que liga o mar aberto ao cais do porto. A expectativa é ampliar o calado operacional, ou seja, a distância entre a lâmina d’água e o fundo do mar, e permitir que os terminais recebam navios maiores e com mais carga. A meta de dragagem para aumentar o calado é a mais ousada da história dos portos paranaenses. Atualmente, os navios operam com profundidade de 12,5 metros para entrar no Porto de Paranaguá e de 8,5 no Porto de Antonina. O objetivo é alcançar 15,5 e 12,5 metros, respectivamente. “O calado operacional limita o tamanho do navio e também a quantidade de produtos que ele consegue…
O Tribunal de Contas da União (TCU) decidiu nesta quarta-feira (5), por cinco votos a três, prorrogar parcialmente o contrato da empresa Marimex, que armazena contêineres no Porto de Santos (SP). A prorrogação é válida até 2025 ou até que o novo operador ferroviário do porto seja contratado. O Ministério da Infraestrutura não tinha interesse na prorrogação porque deseja construir na área ocupada pela Marimex um novo terminal de fertilizantes e uma pera ferroviária (pátio para escoamento de cargas). Para isso, queria fazer uma nova licitação para a área. Procurados, a Santos Port Authority (administradora do porto) e o Ministério da Infraestrutura informaram que "aguardam a publicação do acórdão do Tribunal de Contas da União para definir os próximos passos em relação ao plano de expansão da ferrovia no Porto de Santos". O ministro relator do caso, Vital do Rêgo, foi favorável à prorrogação parcial do contrato por entender que…
Os portos públicos e privados movimentaram 296 milhões de toneladas no último trimestre de 2020, um avanço de 3,8% (+ 11 milhões de toneladas) em relação ao igual período de 2019. Os dados são do Boletim Aquaviário da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). Um dos destaques do período foi a movimentação de contêneires pela navegação de longo curso, que cresceu 8% no embarque (exportação) e 16% no desembarque (importação). Quase todas as instalações portuárias brasileiras que movimentaram esse tipo de carga tiveram aumentos importantes, com destaque para o Porto de Santos/SP (+7,2%); terminal da Portonave/SC (+31,7%); terminal DP World/SP (+11,2%); e Porto de Itajaí/SC (+19,5%). O Boletim apresenta os valores de THC (Terminal Handling Charge) nos principais terminais portuários do mundo, constatando que, no 4º trimestre de 2020, esses valores apresentaram variação mínima em comparação com os preços do 3º trimestre de 2020. Para o estudo, é utilizado o…
A diretoria da Companhia Docas do Ceará submeteu a proposta de atualização do Plano de Desenvolvimento e Zoneamento (PDZ) do Porto de Fortaleza à Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários do Ministério da Infraestrutura, na última sexta-feira (30). A principal diretriz trata da simplificação do conteúdo e a apresentação de informações de forma objetiva para facilitar a compreensão geral do documento pelos interessados e dinamizar o processo de revisão em decorrência de fatos novos que possam surgir durante o acompanhamento da execução do plano. A perspectiva é de que o documento possa ser aprovado e publicado ainda este ano. Segundo a Portaria do Ministério da Infraestrutura nº 61, de 10 de junho de 2020, o PDZ é o instrumento de planejamento da autoridade portuária que contempla as estratégias e ações para a expansão e o desenvolvimento integrado, ordenado e sustentável das áreas e instalações do porto organizado. Destaca-se também…
O Cais 2 do TCG Imbituba (SC), terminal de cargas gerais administrado pela Santos Brasil, foi a área escolhida para realizar o desembarque da terceira pá eólica de um protótipo de aerogerador da WEG, que será instalado na cidade de Capivari de Baixo, no Sul do estado de Santa Catarina. A pá de 72 metros de comprimento e 22,5 toneladas é a maior já transportada em navio porta-contêiner. A operação foi um recorde mundial segundo a Aliança Navegação e Logística, detentora do navio Vicente Pizón, de onde a carga foi desembarcada. A operação foi planejada e construída pela Santos Brasil, junto com o Porto de Imbituba, a partir de uma obra para adequação do portão de saída e nivelamento de piso do pátio para recebimento da carga, com a movimentação simultânea de dois guindastes. Outras duas pás já haviam sido descarregadas. O conjunto integra um projeto de P&D da Agência…
A Justiça do Distrito Federal negou o pedido do Grupo Libra, de logística e terminais portuários e atualmente em recuperação judicial, para anular sentença arbitral que o condenou a pagar R$ 2,8 bilhões em dívidas à Santos Port Authority (SPA), antiga Codesp, e condenou o Libra por litigância de má-fé. O juiz Itagiba Catta Preta, da 4ª Vara Federal Cível, negou o pedido do grupo de nulidade do termo de compromisso arbitral porque ele não estava ligado ao aditivo da concessão de três terminais do Porto de Santos ao Libra, como alegou a empresa. Assinado em 2015, o aditivo estendeu as concessões por 20 anos e foi suspenso em 2018 após decisão do Tribunal de Contas da União (TCU). Segundo o advogado Fabiano Robalinho, do escritório Sergio Bermudes, e representante do Libra, o grupo já recorreu da decisão, “errada” do ponto de vista jurídico, em sua visão. No novo recurso,…
O Ministério Público Federal (MPF) defendeu, em nota técnica, a importância da construção da Ferrogrão, projeto de ferrovia com 933 quilômetros que pretende ligar Sinop (MT) e Miritituba (PA). O texto foi elaborado pela Câmara de Consumidor e Ordem Econômica do MPF e enviado aos Ministérios da Infraestrutura e da Economia, à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e ao Tribunal de Contas da União (TCU) nesta quarta-feira. O órgão analisou a questão do ponto de vista concorrencial e da ordem econômica. Segundo o documento, o projeto representa um avanço no desenvolvimento e integração da infraestrutura de transporte do país, com impacto direto na redução do custo de escoamento da produção agrícola brasileira. Além disso, contribui para ampliar a concorrência no setor, com possível diminuição nos preços do frete. O MPF, no entanto, aponta que "execução do projeto revela-se desafiadora por tratar-se de um projeto em estágio inicial e cuja…
O Grupo Transzilli, operador logístico que atua em transportes e armazenagens de cargas secas, resfriadas, congeladas e de medicamentos, adquiriu o Terca Armazéns Gerais, centro logístico e industrial aduaneiro (Clia) instalado há 25 anos em Cariacica (ES). O negócio prevê investimentos de aproximadamente R$ 65 milhões em dois anos e a atração de empresas para o estado. O CEO do Grupo Transzilli, Osvaldo Zilli, afirma que os primeiros investimentos visam melhorias de infraestrutura do Terca, como armazéns e pátios abertos, que devem ser concluídos nos próximos meses para atender os clientes com qualidade dando o melhor nível serviço aos importadores e exportadores, que usam o terminal alfandegado, e aos clientes do mercado interno. “O Terca também disponibiliza um terminal dentro de sua área física para atender produtos vindo da Zona Franca de Manaus onde existe um acordo firmado com o Estado do Espírito Santo.” Ainda segundo o executivo, a previsão…
No último mês de março, o Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes superou suas últimas marcas históricas de movimentação, registrando 151.118 TEUs e 1.752.816 toneladas. Em novembro de 2020, os portos da região haviam registrado sua maior movimentação, quando foram movimentados 139.451 TEUs e 1.665.893 toneladas. Em comparação com o primeiro trimestre de 2020, houve um crescimento de 31% na movimentação, já que no primeiro trimestre de 2021 o complexo movimentou 407.008 TEUs contra 311.225 TEUs no mesmo período do ano passado. Foram registradas 273 escalas e 4.629.185 toneladas movimentadas neste primeiro trimestre, apontando um crescimento de 32% em relação ao mesmo período do ano anterior. Nos últimos 12 meses observou-se um crescimento de 19% na movimentação, sendo registrados 1.056 navios com 16.772.741 toneladas, isso no período entre abril de 2020 a março de 2021. Heder Cassiano Moritz, diretor geral de Operações Logísticas do Porto de Itajaí, destaca que a…
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